Cote preço de grama Batatais e compre direto da fazenda

Grama Batatais

Guia completo e atualizado - Autor: em

Variedade (nativa) conhecida como Grama Mato Grosso, Grama Baiana e Gramão.

Nome científico: (Paspalum Notatum) Clima: tropical e subtropical - Luminosidade: sol pleno.

Foto grama Batatais Grama Batatais

Características:

A batatais é um tipo de grama rústica colhida de pastos; por ser uma espécie "nativa" desenvolveu alta capacidade de adaptação e sobrevivência aos mais variados tipos de solo. Essa variedade é muito resistente e consegue sobreviver em regiões quentes com solos pobres, secos e inférteis.

Essa variedade tem folhas longas, ligeiramente pilosas em formato de lança; forma gramado denso com enraizamento profundo. Sua capacidade de regeneração frete ao desgaste e pisoteio é extremamente alta e consegue resistir à longos períodos de estiagem.

Grama Batatais preço m2

Em comparação ao preço das gramas: Esmeralda, Bermuda, Santo Agostinho e Coreana, a batatais é a que tem menor custo para aquisição; conforme a região e a época do ano, seu preço para compra pode variar de "R$ 1,50 a 2,00 por m2" mais frete. Porem o seu preço final, ou seja, somando o valor da grama junto com o frete, mais o preço da mão de obra de plantio, às vezes pode custar mais caro do que por exemplo, o preço da grama esmeralda, que é a variedade que mais se assemelha a esta, em termos de características de adaptação.

O motivo é porque a grama batatais é colhida manualmente com o uso de enxada e, por esse motivo, suas placas não são muito consistentes e podem se quebrar muito facilmente, ao serem manuseadas na hora do plantio. Por esta razão, o índice de perda dessa grama é bem mais alto e, dependendo do modo como for manuseada no momento do plantio, pode chegar a aprox. 30% de perda, elevando seu custo-benefício e consequentemente seu preço por m2.

Formas de utilização:

1- (No paisagismo e jardinagem) a batatais pode ser utilizada para recomposição de gramados em áreas de preservação permanente (APP), muito comuns em divisas de propriedades como chácaras, sítios, fazendas, condomínios e industriais.

2- (Na construção civil) a batatais pode ser utilizada para plantio em taludes de beira de rodovias, beira de represas, encostas, aterros sanitários, entre outros.

Como plantar Grama Batatais:

O plantio dessa grama costuma dar mais trabalho para ser realizado pois, como a mesma é colhida com enxadas, suas placas ficam muito irregulares e, por este motivo, não se encaixam perfeitamente umas nas outras. Desde modo, depois que as placas são instaladas, ficam muitas falhas (buracos) à serem preenchidos com grama, ao longo da área de plantio.

A preparação de solo para plantio de grama batatais é exatamente igual a dos demais tipos de gramas; basta realizar uma limpeza do local a ser gramado e fazer uma adubação.
Em seguida basta instalar as placas de grama, uma ao lado da outra, sempre encaixando-as, para que fiquem bem unidas. Feito isto, basta rejuntar as falhas (buracos) entre as placas com terra de boa qualidade, livre de ervas daninhas e finalizar com uma boa irrigação.

Obs. Após o plantio é importante continuar irrigando a grama todos os dias por um período de 30 dias, de preferência no final da tarde; deste modo a umidade permanecerá no solo durante a noite toda e no período da manhã do dia seguinte. Importante: Caso você seja leigo neste assunto, leia nosso passo a passo sobre como plantar grama e tire dúvidas.

Manutenção pós-plantio da grama:

A grama batatais tem crescimento rápido e exige podas frequentes pois, quando a mesma ganha muito volume, fica feia com a aparência de capim; a altura ideal para corte é de 4 a 6 centímetros. Obtenha mais informações em Manutenção de gramados.

Principais Vantagens da grama batatais:

Essa variedade oferece boa adaptação aos mais variados tipos de solo; consegue sobreviver bem mesmo em regiões muito quentes, tem preço acessível e ótima resistência ao pisoteio.

Desvantagens:

A batatais por ser de origem "nativa" colhida de pastos, não é isenta de pragas e ervas daninhas, sua taxa de manutenção é alta, suas folhas são pilosas e, quando em contato com a pele, pode causar coceira ou alergia.