Cote preço de grama São Carlos e negocie direto com o produtor

Guia completo sobre grama São Carlos
Por em

Grama estolonífera da Família Poacea, também conhecida como grama Curitibana.

Nome científico: (Axonopus compressus) - Clima: Tropical úmido, Subtropical e Temperado.

Preço m2: R$ 3,30 a 4,50 mais frete Grama São Carlos

Características:

Essa grama tem crescimento intenso, forma tapete denso, pode ser plantada em qualquer época do ano e sobrevive melhor em regiões com alta umidade relativa do ar. Luminosidade: Sol pleno e meia sombra. Possui folhas largas, longas de textura macia e coloração verde intenso; forma gramado denso e possui média resistência a pisoteio.

Da espécie (Axonopus compressus) são produzidas as variedades, São Carlos convencional e (São Carlos Plus). As características de adaptação são iguais, porem a "plus" forma tapetes mais firmes do que a convencional, tem maior rusticidade e maior resistência aos desgastes.

Preço m2 e custo-benefício:

O preço da grama São Carlos e da "Plus" varia de acordo com a região em que é produzida pois, por ser uma variedade mais exigente ao clima e a qualidade do solo, só é produzida em grande escala em algumas regiões do Brasil. Por esta razão, dependendo da época do ano a grama São Carlos pode custar até 100% mais caro do que por exemplo, o preço de grama esmeralda; que é a variedade mais produzida no Brasil. Leia mais sobre preço de gramas.

Formas de utilização:

1- (No paisagismo e jardinagem) tanto a São Carlos, como a "Plus", podem ser utilizadas para compor gramados de jardim Inglês ou aqueles que dividem espaço com muitas árvores.

2- (Em áreas de lazer) ambas são indicadas para formação de gramados em praças públicas, bosques e parques ecológicos, entre outros.

3- (Na construção civil) a São Carlos e a "plus" são indicadas para formar gramados de casas de campo e praia, principalmente em áreas de meia sobra como, pomar e jardim de inverno.

Como plantar Grama São Carlos:

O plantio dessa grama é bem simples, basta fazer uma limpeza do local a ser gramado, deixando-o livre de entulhos, pragas e ervas daninhas. Em seguida é importante regularizá-lo e adubá-lo adequadamente. Em caso de dúvidas, leia dicas de Adubação para gramas.
Feito isto, basta instalar os tapetes de grama um ao lado do outro, sempre os alinhando-os para que fiquem bem uniformes. Para o acabamento, basta rejuntar as fissuras entre os tapetes com terra boa, livre de ervas daninhas e finalizar o trabalho com uma boa irrigação.

Importante: Após o plantio é essencial continuar irrigando a grama todos os dias por um período de 30 dias, de preferência no final da tarde; deste modo a umidade permanecerá no solo durante a noite toda e no período da manhã do dia seguinte. Dica: Caso você seja leigo neste assunto, leia nosso passo a passo sobre como plantar grama e tire dúvidas.

Manutenção pós-plantio da grama:

A grama São Carlos tem crescimento rápido e exige podas mais frequentes; a altura ideal para o corte da mesma é de 4 a 5 centímetros. Obs. Depois de realizar as podas, faça uma limpeza geral no gramado e remova as aparas e palhas secas; isso contribuirá para que a grama se mantenha verde e bonita. Leia mais informações em Manutenção de gramados.

Principais Vantagens da grama São Carlos:

Facilidade no plantio, ótima tolerância à clima frio e áreas semisombreadas, compete bem contra ervas daninhas e forma um gramado macio, encorpado, com folhas brilhantes e um tom verde intenso muito agradável.

Desvantagens:

Essa grama tem raízes curtas e por este motivo, tem mais dificuldades para coletar umidade e nutrientes do solo; não suporta longos períodos de estiagem e por esta razão, não é indicada para regiões de clima seco. Para este caso, recomendamos o uso da grama Batatais.

Observações:

Realizar calagem para corrigir o PH do solo, se necessário, faça uma análise do mesmo. Recomenda se a aplicação de calcário dolomítico (48% CaO e 10% Mg). A aplicação de calcário é muito importante, pois auxilia na CTC (capacidade de troca de cátions). Existem coloides no solo que atraem diversos tipos de cátions, bons e ruins para as plantas, por isso é importante que essa troca seja feita constantemente.